O Barcelona se distanciou como líder isolado da LaLiga espanhola graças a sua sofrida vitória (1-0) fora de casa sobre o Atlético de Madrid, neste domingo pela 16ª rodada, aproveitando assim a derrota no sábado do Real Madrid, seu principal concorrente na luta pelo título.
Barça e Real Madrid começaram o fim de semana com 38 pontos, com os catalães na liderança devido ao melhor saldo de golos. Os resultados desta rodada fazem com que os catalães escapem com três pontos a mais na classificação.
Sem o polonês Robert Lewandowski (suspenso), o francês Ousmane Dembelé foi o autor do único golo aos 22 minutos, num chute cruzado após uma assistência de Gavi. O golo foi validado após uma revisão da jogada no VAR e apesar dos protestos dos jogadores do time da casa.
O Atlético tentou, sem sucesso, empatar o jogo. Antes do intervalo, uma cabeçada do uruguaio José Giménez foi ligeiramente para fora aos 33 minutos e aos 42 minutos Marc-André Ter Stegen salvou sua equipe em um chute de Antoine Griezmann.
Mais: Ancelotti diz que Real Madrid já tem muitos jovens
No segundo tempo, Dembelé teve chances de ampliar mas acertou a trave aos 62 minutos e chutou cruzado demais aos 69. O Barça teve um golo de Ferran Torres anulado aos 73.
Nos últimos 15 minutos, o Atlético acelerou em busca do empate, mas as chances de Griezmann (77) e do compatriota Thomas Lemar (88) não se converteram em gol.
Nos acréscimos (90+4), o time de Madri esteve muito perto do empate, mas o zagueiro uruguaio Ronald Araújo salvou os catalães, afastando uma nova tentativa de Griezmann quase na linha.
Pouco antes, também nos acréscimos, dois jogadores foram expulsos, um de cada equipe (Stefan Savic do Atlético e Ferran Torres do Barça), após se desentenderem.
O Barcelona havia tropeçado na rodada anterior, empatando no clássico contra o Espanyol em casa, e na quarta-feira até precisou de uma prorrogação para eliminar o modesto Intercity, da terceira divisão do futebol espanhol, pelas oitavas de final da Copa do Rei.
A vitória no estádio Metropolitano permitiu ao time de Xavi Hernández ganhar confiança antes de viajar para a Arábia Saudita para disputar a Supercopa da Espanha.
O Atlético de Madrid, por sua vez, voltou a se complicar. O time perdeu três dos últimos cinco jogos do campeonato.
Fizemos um jogo completo que não veio acompanhado dos três pontos, lamentou o técnico argentino do Atlético, Diego Simeone.