A casa de leilões Sotheby’s espera arrecadar entre US$ 5 milhões e US$ 7 milhões com a venda de uma camisa da lenda do basquete Kobe Bryant, tragicamente morto em um acidente de helicóptero em 2020, anunciou a empresa na quinta-feira.
Esse preço ultrapassaria o recorde de 3,7 milhões de dólares que foi pago em 2021 pela camisa do ícone do Los Angeles Lakers, que conquistou cinco campeonatos da NBA e duas medalhas de ouro olímpicas e estaria entre os itens esportivos mais caros e colecionáveis da história.
No entanto, o recorde num mercado que atrai cada vez mais colecionadores endinheirados e investidores de todo o mundo, é detido por uma camisola do capitão da equipa argentina Diego Maradona durante o Mundial de 1986, pela qual foram pagos 9,3 milhões de euros em maio do ano passado, e outra camisa número 23 do Chicago Bulls, Michael Jordan, que vestiu quando alcançou o título da NBA em 1998, premiado em 10,1 milhões em setembro de 2022.
Mais: LeBron James e Kevin Durant lideram a votação antecipada para NBA All-Star Game
A camisa 24 amarela e roxa de Kobe Bryant, que está sendo vendida por um dono anônimo, foi usada pelo jogador em 25 jogos no ano em que foi eleito o MVP da temporada regular (2007-2008), segundo a Sotheby’s.
É a mesma camisa que vestiu no dia 23 de abril de 2008, quando foi imortalizado pelos fotógrafos após marcar três pontos contra o Denver Nuggets, agarrando a camisa e gritando vitória. Imagem que os grafiteiros reproduziram nas ruas de muitas cidades e particularmente em Los Angeles.
A última vez que foi vendido em leilão foi em 2013 por $ 18.678.
Segundo a Sotheby’s, o contexto era outro, pois não se sabia então que o jogador havia usado a mesma camisa em tantos jogos ou que era a mesma que deu origem à “imagem que galvanizou o público após a trágica morte de Kobe”.
Ao longo da temporada, o jogador vestiu esta camisa 25 vezes marcando 645 pontos, disse à nossa fonte Brahm Wachter, que dirige o departamento de colecionáveis modernos e streetwear da Sotheby’s.
A camisa, que estará em exibição em Nova York a partir de 1 de fevereiro, faz parte do leilão de itens esportivos online de 2 a 9 de fevereiro.