O Qatar se tornou o primeiro time da casa a perder sua primeira partida na Copa do Mundo, com a vitória do Equador por 2 a 0 sobre os anfitriões, com Enner Valencia marcando dois gols na abertura do torneio no domingo.
O Qatar, que também é campeão asiático, contou com o apoio de 67.000 adeptos do Al Bayt Stadium, mas não conseguiu acompanhar a cerimônia de abertura com uma apresentação marcante.
O Equador pensou ter feito um início de sonho quando o Valência cabeceou aos três minutos, mas o golo foi anulado pelo Video-Árbitro.
Foi apenas um breve alívio para o Qatar, com o Valência colocando o time sul-americano na frente na cobrança de penalti aos 16 minutos, antes de dobrar sua contagem logo após a marca de meia hora.
O Qatar provavelmente precisará evitar a derrota em sua segunda partida do Grupo A contra o Senegal na sexta-feira, apenas para evitar a ignomínia de se tornar apenas o segundo anfitrião, depois da África do Sul em 2010, a ser eliminado na primeira fase.
O Qatar falhou até mesmo em acertar um chute a gol no jogo, com os espectadores saindo das arquibancadas muito antes do apito final.