A Croácia surpreendeu o favorito Brasil para chegar às semifinais da Copa do Mundo na sexta-feira, vencendo por 4 x 2 nos penaltis, depois que um empate nos oitavos de final terminou em 1 x 1 no final do prolongamento
Marquinhos errou a cobrança de pênalti crucial na disputa de pênaltis, acertando a trave quando precisava marcar para manter o Brasil na disputa, depois que a tentativa anterior de Rodrygo foi defendida pelo guarda-redes Dominik Livakovic e a Croácia converteu os quatro pênaltis.
Foi uma reviravolta notável depois que o Brasil parecia prestes a vencer quando Neymar abriu o placar com um belo chute no meio da prorrogação que lhe permitiu igualar o recorde brasileiro de Pelé de 77 golos internacionais.
Mas Bruno Petkovic reagiu do outro lado aos 117 minutos marcando para a Croácia e criando uma situação que levou as grandes penalidades.
Mais: Sterling regressa ao Qatar e volta a treinar pela Inglaterra.
Eles avançam para as semifinais, enquanto o Brasil terá que esperar pelo menos mais quatro anos antes de conquistar o sexto título recorde.
Neymar – que deixou o campo em lágrimas – havia colocado o Brasil na liderança no final do primeiro tempo do prolongamento, fazendo dobradinha com Rodrygo e Lucas Paquetá antes de contornar o goleiro Livakovic para marcar.
Mas isso não quebrou a resistência da Croácia, já que os finalistas da Copa do Mundo de 2018 voltaram ao empate.
O Brasil nunca jogou com o mesmo talento ofensivo da vitória nos oitavos de final sobre a Coreia do Sul.
A Croácia estava tão obstinada e difícil de derrotar como sempre, e agora foi para o prolongamento em oito das últimas nove partidas eliminatórias de torneios importantes, com exceção da derrota para a França na final da Copa do Mundo há quatro anos.
Nunca seria fácil para o Brasil jogar com a mesma liberdade e alegria da demolição da Coreia do Sul, quando comemorou seus golos com movimentos de dança coreografados que pareciam incomodar alguns espectadores.