O Atlético de Madrid venceu a difícil visita ao Real Bétis por 2-1, graças a um bis de Antoine Griezmann que garantiu aos rojiblancos terminar a jornada 11 da La Liga na terceira posição.
Griezmann aos 54′ e 71′ abriu o placar com um gol olímpico e dobrou a diferença antes de Nabil Fekir 84′ fechar a lacuna para manter o Bétis no jogo até o apito final.
O Atlético soma 23 pontos, no terceiro lugar sozinho, um à frente da Real Sociedad (4º) e três do Bétis (5º).
Mais: Bayern e Dortmund foram sorteados com adversários a altura para a Copa da Alemanha
O Barcelona, segundo classificado no campeonato espanhol, vê sua vantagem sobre os rojiblancos reduzida a apenas duas unidades antes da partida contra o Ahletic Club (19:00 GMT) no domingo.
Por seu lado, o Villarreal conseguiu uma vitória agonizante com dez homens nos descontos contra o Almería por 2-1.
Gonzalo Melero (31) colocou os visitantes à frente com meia hora de jogo. Na segunda parte, Álex Baena, que havia visto um cartão amarelo minutos antes (50), empatou a partida (56) e comemorou levantando a camisa para mostrar uma mensagem de homenagem ao vice-presidente José Manuel Llaneza, falecido nesta quinta-feira.
Este gesto valeu-lhe o segundo cartão amarelo e a expulsão, o que tornou o jogo difícil para o Submarino Amarelo… até que num contra-ataque iniciado por um passe longo de Dani Parejo, o senegalês Nicolas Jackson marcou o golo da vitória local (90+4 ).
Com este resultado, o Villarreal ocupa a 7ª posição e volta a integrar a parte europeia da tabela, enquanto o Almería (14º), com 10 pontos, tem apenas uma unidade de vantagem sobre as posições de despromoção.
Nas outras partidas do domingo, o Espanyol 13º classificado empatou por 2 a 2 com o último colocado Elche, que marcou um ponto nos minutos finais graças a um gol de Gonzalo Verdú (82º) enquanto Girona (17º) e Osasuna (8º) também assinou as tabelas com 1-1, que serve os catalães para abandonar provisoriamente o rebaixamento.