Segundo nossas fontes, a Fórmula 1 terá seis corridas de qualificação em 2023, acima das três deste ano, anunciaram nesta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA) e a promotora da Fórmula 1.
“Seis sprints farão parte do campeonato a partir de 2023 devido ao sucesso deste novo formato introduzido pela primeira vez em 2021”, disse o presidente da F1, Stefano Domenicali, em comunicado conjunto da FIA e da Fórmula 1.
Durante duas temporadas, o objetivo dessas corridas foi oferecer um espetáculo nos três dias do GP: o contra-relógio na sexta-feira, que define a ordem de uma corrida de 100 quilômetros no sábado, em que o grid de largada do tradicional corrida será definida ou domingo.
Mais:
- Moto GP: Marc Márquez foi o mais rápido no treino para o GP do Japão
- Alguns records de Valentino Rossi ao longo da sua carreira
Testado três vezes em 2021 e mais três em 2022, o novo formato para a corrida de sábado foi renovado para seis corridas em 2023.
As datas e locais onde serão realizados não foram comunicados.
“Sprints trazem uma dinâmica emocionante para o formato de fim de semana de corrida”, disse o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, também citado no comunicado.
A F1 já queria dobrar o número de corridas de sprint em 2022, mas a FIA preferiu defender um “número razoável devido às pressões (econômicas) exercidas sobre as equipes para esta temporada, com a introdução de grandes mudanças no regulamentos”, de modo que finalmente foi decidido continuar com três.
Fonte: AFP.