O espanhol Jorge Martín (Ducati-Pramac) conquistou a pole position no Grande Prêmio da Malásia de MotoGP neste sábado, bem à frente do líder do campeonato italiano, Francesco Bagnaia, que largará na nona posição, embora com a consolação que seu principal concorrente ao título , o francês Fábio Quartararo largará atrás dele, conseguindo o décimo segundo melhor tempo.
Apesar do acidente não grave no final da qualificação, o italiano conseguiu deixar para trás o rival, que também foi vítima de uma queda mais cedo, nos últimos ensaios livres (sem nada em jogo) do fim de semana.
Bagnaia (Ducati) tem um primeiro match point neste fim de semana para conquistar seu primeiro título de MotoGP, contra o atual campeão, o francês Quartararo (Yamaha), que está catorze pontos atrás do italiano no campeonato (233 vs 219 neste momento).
Quartararo, por sua vez, está ciente das dificuldades em derrubar o italiano e prefere levar as coisas com calma.
Márquez na linha de frente
Atrás de Martín e Bastianini, o espanhol Marc Márquez (Honda) largará no domingo do terceiro lugar.
“Não tive uma boa sensação. Não sei como consegui terminar na primeira fila”, reconheceu o hexacampeão mundial de MotoGP, que vem de duas temporadas mal sucedidas devido a um braço direito, em consequência de várias quedas.
Na segunda fila estarão dois pilotos do team VR-46, Marco Bezzecchi e Lucas Marini, quarto e sexto. O espanhol Alex Rins, vencedor do último grande prêmio realizado na Austrália, colocou sua Suzuki entre os dois italianos.
A qualificação realizou-se em pista seca, quando se esperava o contrário, embora não seja certo que as mesmas condições meteorológicas se repitam no domingo, uma vez que pode aparecer chuva.
A Malásia assina seu retorno ao calendário da MotoGP após três anos de ausência devido à pandemia de Covid-19. Em 2019, o espanhol Maverick Viñales (Aprilia) venceu em Sepang, à frente de Marc Márquez (Honda).