O superastro do Los Angeles Lakers, LeBron James, emergiu como o rei da pontuação da NBA na terça-feira, quebrando o recorde de Kareem Abdul-Jabbar por 39 anos e há muito considerado inatingível.
King James subiu ao topo da lista de artilheiros ao somar seu 36º ponto com um chute característico saltando para trás (fade away) faltando segundos para fechar o terceiro quarto contra o Oklahoma City Thunder.
James levantou os braços em uma demonstração de alegria e alívio quando os 19.000 fãs na Crypto.com Arena explodiram em uma grande celebração.
O Lakers acabou perdendo o jogo por 133 a 130, derrota que os afasta dos playoffs, mas nada ofuscou a grande noite de James, que terminou com 38 pontos e elevou para 38.390 pontos o recorde de suas duas décadas de carreira ultrapassando os 38.387 acumulados pelo lendário Abdul-Jabbar.
O próprio Abdul-Jabbar, a família de LeBron e uma coleção de celebridades vieram celebrar a estrela do Lakers, que aos 38 anos continua somando um recorde extraordinário que o coloca no debate dos melhores jogadores da história.
Após o recorde, que chamou a atenção da NBA nas últimas semanas, o jogo foi interrompido por cerca de 20 minutos para homenagear o feito de James.
Este é “um recorde que permaneceu por quase 40 anos e que muitas pessoas pensaram que nunca seria quebrado”, disse o comissário da NBA, Adam Silver.
A James emocionado às lágrimas agradeceu Abdul-Jabbar, com quem ele se derreteu em um abraço emocionado, sua família e todos os fãs do Lakers.
“A todos que fizeram parte desta corrida comigo nos últimos 20 anos, só quero agradecer, porque não seria eu sem toda a sua ajuda, toda a sua paixão e todos os seus sacrifícios para me ajudar a chegar aqui. ” ele disse. Nunca em um milhão de anos eu teria sonhado com algo melhor do que esta noite.
Na cerimónia, as mensagens sucederam-se nos ecrãs gigantes, desde as felicitações do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, à saudação dos alunos da escola que James fundou em Akron, a sua cidade natal.