Com o Bayern de Munique vacilando, o confronto entre Borussia Dortmund e RB Leipzig na sexta-feira, os dois times com maior probabilidade de arrebatar a coroa dos bávaros, chega em um momento crucial.
Apesar da impressionante sequência do Union Berlin, bem como dos bravos desafios de Eintracht Frankfurt e Freiburg nesta temporada, Dortmund e RB Leipzig continuam sendo os dois times com a melhor chance de interromper a busca do Bayern por 11 títulos consecutivos.
Nas seis temporadas desde a promoção do Leipzig para a temporada 2016-17, os dois lutaram regularmente pelo segundo lugar, com o Dortmund terminando em segundo três vezes, o Leipzig duas vezes e o Schalke uma vez, em 2017-18.
Embora a temporada do Dortmund parecesse um fracasso depois que derrotas consecutivas o deixaram a nove pontos do Bayern antes da pausa de inverno, uma série de sete vitórias consecutivas no campeonato – além de vitórias na Liga dos Campeões e na Copa da Alemanha – reviveu sua temporada.
As lutas do Bayern em 2023, com apenas três vitórias em sete jogos do campeonato, significam que o Dortmund diminuiu a diferença e está ao lado dos bávaros no topo da tabela.
A forma do Dortmund e do Union de Berlin e as lutas do Bayern permitiram que o Leipzig planejasse silenciosamente sua disputa pelo título fora dos holofotes.
O Leipzig tem 37 pontos em 17 jogos desde que o ex-técnico do Dortmund, Marco Rose, assumiu no início de setembro, mais do que qualquer outro time da Bundesliga.
A gestão de Rose no Leipzig começou com uma vitória em casa por 3 a 0 sobre seu ex-time, a maior derrota do Dortmund em todas as competições nesta temporada.
O RB agora está em quarto lugar, quatro pontos atrás de Bayern e Dortmund, com 12 partidas restantes nesta temporada.
O Leipzig venceu seus últimos três encontros com o Dortmund, incluindo uma goleada fora de casa por 4 a 1 em 2021-22.
Antes disso, o Dortmund estava invicto há oito jogos contra o Leipzig, uma sequência de seis vitórias, incluindo a final da Copa da Alemanha de 2020-21, pelo mesmo placar de 4-1.
O meio-campista do Leipzig, Benjamin Henrichs, disse à Sky na quarta-feira você começa a jogar futebol para jogos como este, alertando o Dortmund queremos jogar tão bem quanto no ano passado.
O técnico do Dortmund, Edin Terzic, que se tornou técnico quando Rose foi demitido no verão passado, disse no sábado que seu time não se deixaria levar pela busca pela oitava vitória consecutiva igualando o recorde.
Não queremos descansar sobre os louros, disse ele. Nem eu nem a equipe somos pagos por sonhar, apenas pelo trabalho árduo e diligente.
Ambos os lados estarão perto de força total para o encontro.
Apesar da longa ausência do meio-campista espanhol Dani Olmo, o Leipzig pode contar com o artilheiro Christopher Nkunku na sexta-feira, junto com Josko Gvardiol e Emil Forsberg, que não treinou esta semana.
O Dortmund está sem Karim Adeyemi, mas será impulsionado pelo retorno do lateral Julian Ryerson, que não participou da vitória sobre o Hoffenheim devido a problemas nos olhos.