O Manchester City tropeçou na visita ao Nottingham depois de perder dois pontos frente ao Forest, que o Arsenal aproveitou para recuperar a liderança da Premier ao vencer por 4-2 no terreno do Aston Villa.
Os Gunners, que também têm um jogo a menos que o rival, somam 54 pontos em 24 jogos, enquanto o City segue com 52.
Três dias depois da derrota (3 a 1) em casa no confronto com o rival pelo título, o City, a reação de um Arsenal que havia perdido força nas últimas semanas era esperada, e ela veio no final do jogo.
O Aston Villa abriu o marcador cedo por Ollie Watkins (1-0, minuto 5), mas o Arsenal reagiu rapidamente com um golo de Bukayo Saka (1-1, 16).
Um quarto de hora depois, após bela combinação e bola que o argentino Emiliano Buendía deixou passar entre as pernas, o brasileiro Philippe Coutinho voltou a colocar os vilões na frente.
Mais: Bayern de Monique cai e é ameaçado pelo Union Berlin
Os ‘gunners’ conseguiram voltar a empatar após canto cobrado pelo norueguês Martin Odegaard e recuperado pelo ucraniano Oleksandr Zinchenko, no seu primeiro golo pelo novo clube.
A reta final do jogo foi muito indecisa, com Odegaard chutando ao lado quando estava sozinho na cobrança de penalte, antes de Villa ter sua chance pelo jamaicano Leon Bailey, cuja tentativa foi desviada pelo goleiro do Arsenal, Aaron Ramsdale.
O lançamento para os Gunners finalmente veio nos acréscimos com um golpe de sorte: um chute de cerca de 22 metros do ítalo-brasileiro Jorginho acertou a trave antes de acertar a cabeça do argentino Emiliano Martínez e entrar no golo (2 a 3, 90 +3).
O brasileiro Gabriel Martinelli viria a somar o quarto golo do Arsenal a um golo nulo (90+8), depois de Emiliano Martínez ter subido para rematar um canto, em que parecia a última oportunidade do Villa empatar, mas depois do qual os Gunners aumentariam em conta
Com a vitória do Arsenal, o City de Pep Guardiola viu-se obrigado a vencer em Nottingham para recuperar o comando do campeonato, mas um Forest em alta nas últimas semanas tirou um ponto aos ‘Citizens’.