O Manchester City conquistou uma valiosa vitória por 1-0 na visita ao Chelsea, esta quinta-feira no encerramento da jornada 19 da Premier League e no primeiro jogo da equipa de Josep Guardiola em 2023.
A victória ganhou importância devido ao empate sem golos registrado na terça-feira entre o líder Arsenal e o Newcastle (3º). O City consegue assim reduzir o seu défice para cinco pontos em relação ao primeiro da tabela e alargar a vantagem sobre o terceiro para quatro pontos.
O argelino Riyad Mahrez, aos 63 minutos, foi o autor do único golo da noite em Stamford Bridge, suficiente para afundar um Chelsea que é apenas décimo na tabela, muito atrás da luta pelo título e a dez unidades da tabela Zona da Liga dos Campeões.
Na jornada anterior, o Manchester City tinha tropeçado em casa com um empate frente ao Everton, pelo que agora conseguiu recuperar dessa desilusão e ganhar novo fôlego na tentativa de revalidar o título da Premier League.
Mais: Pep Guardiola assume que será difícil pegar o Arsenal
É sempre difícil vir a Stamford Bridge. Tínhamos de encontrar o nosso melhor nível, como conseguimos na segunda parte, disse Guardiola em declarações à BBC, admitindo que foi uma vitória importante.
Temos de estar focados em nós próprios, mas tenho de admitir que, pela forma como joga, o Arsenal merece estar onde está. Não é uma questão de pontos, mas de como joga”, afirmou.
Na primeira parte, o domínio foi dividido entre as duas equipas, num jogo com alternativas.
O Chelsea teve as primeiras oportunidades importantes por intermédio do americano Christian Pulisic (18) e do marroquino Hakim Ziyech (24), mas o zagueiro John Stones no primeiro caso e o goleiro brasileiro Ederson no segundo repeliram na hora.
Passada meia hora, o Manchester City começou a despertar, primeiro com um remate de fora de Ilkay Gündogan (32), que depois assistiu para Erling Haaland (37) rematar forte por cima da trave.
Aos 43 minutos, o Chelsea raspou o golo com o austríaco Carney Chukwuemeka, mas a bola acertou a trave e o placar não se moveu em um primeiro tempo em que os londrinos vinham perdendo dois jogadores por lesão, Raheem Sterling mal aos 5 minutos e depois Pulisic no minuto 22.