Marrocos anunciou quinta-feira o cancelamento da sua participação no Campeonato Africano das Nações (CHAN), competição para jogadores locais, devido ao encerramento do espaço aéreo argelino aos aviões marroquinos, num contexto de crise entre os dois vizinhos do Magrebe.
A seleção marroquina de futebol não pode viajar para Constantine (Argélia) na medida em que não foi confirmada a autorização final do seu voo Royal Air Maroc, transportadora oficial das seleções marroquinas de futebol, de Rabat para Constantine.
A Confederação Africana de Futebol (CAF), organizadora do CHAN, havia no entanto informado a Federação Marroquina no dia 22 de dezembro de que foi obtida uma autorização de princípio, segundo o comunicado de imprensa.
Mais: Gundogan diz que derrota do Manchester City foi um alerta
Este torneio, reservado aos jogadores que competem nos campeonatos nacionais, decorrerá de 13 de janeiro a 4 de fevereiro na Argélia.
A 24 horas do apito inicial, a Federação Marroquina observa com pesar que a obtenção da autorização final para o voo de Rabat para Constantine infelizmente ainda não foi confirmada pela CAF.
Argélia fechou seu espaço aéreo em 22 de setembro de 2021 a todas as aeronaves civis e militares marroquinas após romper relações diplomáticas com Rabat.
Esta grave crise é alimentada pela espinhosa questão do Sahara Ocidental, num contexto de tensões permanentes entre os dois irmãos inimigos.
Os Leões do Atlas – uma das potências do futebol africano – venceram os dois últimos CHANs, em 2021 e 2018.