O Comitê de Competições da Federação Espanhola de Futebol (RFEF) rejeitou nesta quarta-feira a contestação do derby da liga Barcelona-Espanyol, solicitada pelo clube, alegando um alinhamento impróprio do atacante do Barça Robert Lewandowski, informou a RFEF.
O avançado polaco do Barça defrontou o Espanyol na jornada 15 da Liga, a 31 de dezembro, que terminou com um empate 1-1.
Lewandowski jogou apesar de estar suspenso por três jogos por sua expulsão contra o Osasuna, na última partida do campeonato espanhol, antes da pausa para a Copa do Mundo.
O jogador foi penalizado pelo gesto que teria feito referindo-se ao árbitro, colocando o dedo no nariz, o que foi considerado pelos tribunais de futebol como desacato ao árbitro.
Mais: Barcelona vence Atlético de Madrid e se isola do Real Madrid
O Espanyol denunciou o Barça perante o Comitê de Competição por alinhamento impróprio devido à presença do internacional polonês, que deveria ter começado a cumprir uma sanção no clássico catalão.
O Comitê rejeitou o pedido, lembrando que Lewandowski pôde jogar porque a Justiça Comum, à qual o Barça havia apelado, havia concedido a suspensão provisória da sanção até que houvesse uma decisão final sobre a punição aplicada ao atacante.
A escalação do jogador acabou por ser abrangida pela decisão judicial, refere a Comissão da Competição na decisão que esta quarta-feira tornou pública, lembrando que dela cabe recurso.
O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) espanhol acabou por ratificar a 4 de janeiro a suspensão de três jogos de Lewandowski, que começou a cumprir suspensão no passado domingo frente ao Atlético de Madrid (vitória por 1-0), contra quem não jogou.