Se conseguir ser campeão mundial, Lionel Messi será o maior jogador de futebol de todos os tempos? O debate está aberto diante do impressionante cartel do argentino, que pode fechar sua incrível arrecadação de troféus no domingo, na final do Qatar-2022.
As comparações são inevitavelmente distorcidas pelo aumento do número de jogos disputados ao longo das décadas, pelo aumento do número de títulos a disputar e pela expansão da Bola de Ouro, antes reservada aos europeus e à qual todos podem agora aspirar.
Mas, se for campeão mundial no domingo contra a França, o rosário de 35 anos se igualaria a alguns dos maiores nomes do desporto a começar pelo compatriota Diego Maradona, coroado em 1986 e ícone da Argentina.
O brasileiro Pelé, único futebolista com 3 títulos mundiais (1958, 1962 e 1970), nunca jogou por um clube europeu e soma 1.283 golos marcados, muitos deles em digressões internacionais, fora das competições oficiais.
Mais: Messi enfrenta Mbappé seu colega no PSG na final do Mundial
Com exceção de seu eterno rival Cristiano Ronaldo, poucos jogadores antes de Messi alcançaram tanta consistência em seu desempenho, acumulando golos (791 em 1.002 jogos profissionais), títulos (40 no total, sem contar categorias inferiores) e prêmios individuais, até coletar sete Bolas de Ouro.
Para mim, ele é o maior jogador da história, disse à AFP o ex-atacante senegalês El-Hadji Diouf.
Por muitos anos, o argentino sofreu resultados decepcionantes com a seleção, até sua vitória na final da Copa América de 2021.
Sua personalidade discreta e timidez natural lhe renderam comparações desfavoráveis com o carismático Maradona, de fala fácil e travessuras aceitas.
Não estou na corrida do maior, do mais isso, do mais aquilo. O que o Leo faz é extraordinário, ele carrega a esperança de muita gente. E nós (os franceses) adoramos vê-lo jogar”, disse a AFP Youri Djorkaeff, campeão mundial em 1998.
Seria bom para o país dele se ele ganhasse, mas também penso em Mbappé. Se ele for bicampeão mundial aos 23 anos, talvez seja o próximo melhor jogador da história, alerta o ex-atacante francês .