Xavi Hernandez e Gennaro Gattuso foram meio-campistas vencedores da Copa do Mundo com estilos diferentes em seus dias de jogo, mas os treinadores de Barcelona e Valência se enfrentam na La Liga neste fim de semana em situações igualmente desconfortáveis.
Outubro não os tratou bem depois de um forte início de temporada, transformando o confronto de sábado no Mestalla em uma perspectiva espinhosa para ambas as partes.
O Barcelona, segundo colocado, perdeu no clássico para ficar três pontos atrás do líder Real Madrid e foi eliminado na Liga dos Campeões na quarta-feira.
Sustentar mais danos à sua oferta pelo título antes do intervalo da Copa do Mundo seria um grande golpe e provocaria mais perguntas sobre sua farra de gastos de verão e decisões financeiras para permitir isso.
Mais: Coisas que precisa saber sobre o Catar, sede da Copa do Mundo
O Valencia, por sua vez, venceu apenas uma vez nos últimos cinco jogos, perdendo por 2 a 1 em casa contra o Real Mallorca no último fim de semana e, embora esteja em nono, corre o risco de cair na tabela.
Ambas as equipas são moldadas à imagem dos seus treinadores, com Xavi a insistir num jogo de passes, enquanto o Valência está à altura da intensidade de Gattuso em campo.
Isso se traduziu em nove cartões vermelhos nos 11 jogos em que estiveram envolvidos nesta temporada na liga, embora apenas três deles tenham sido concedidos a jogadores do Valencia.
Xavi e Gattuso se enfrentaram três vezes como jogadores no Barcelona e no Milan, com uma vitória e um empate cada.